Neurociência comprova que a Meditação ajuda manter o Cérebro Jovem

Estamos sempre em busca de uma fórmula mágica para nos manter jovens e sadios por mais tempo.

Agora, a neurociência aponta que talvez esse segredo realmente exista – e basta uma coisa para chegar aos 50 com um cérebro de 25: meditar.

A pesquisadora Sara Lazar, da Mass General e Harvard Medical School, decidiu estudar o efeito que a prática de meditação tem no cérebro. Seu primeiro estudo envolveu pessoas com sete a nove anos de experiência em meditação, comparado com um grupo de controle.

Ao analisar a amostra, Sara percebeu que as pessoas que tinham uma sólida vivência em meditação tinham mais massa cinzenta em diversas áreas do cérebro quando comparadas com aquelas que não tinham esse hábito. As áreas que apresentavam esse aumento eram relacionadas à capacidade de decisão, memória de trabalho e ao registro de sensações.

O estudo demonstrou ainda que, enquanto a maior parte das pessoas vê seus córtices diminuírem com a idade, os praticantes de meditação aos 50 anos tinham a mesma quantidade de massa cinzenta do que pessoas com metade de suas idades.

Com base nesse resultado, Sara decidiu realizar uma segunda pesquisa para confirmar as descobertas. Dessa vez, pessoas sem experiência prévia em meditação passaram a realizar um programa de meditação durante oito semanas.

Ao final do período, as mudanças no cérebro destas pessoas já eram visíveis, com aumento em algumas regiões, como o hipocampo esquerdo, responsável pela aprendizagem, memória e equilíbrio emocional, bem como regiões ligadas à empatia e geração de neurotransmissores.

Em compensação, a amídala, associada ao medo, ansiedade e agressão, apresentou uma diminuição, o que pode ser relacionado ainda à redução dos níveis de estresse entre os participantes.

Surpreendentemente, não é necessário passar dias meditando para ver o resultado. Embora o estudo sugerisse aos participantes praticar meditação por 40 minutos diários, a média de prática foi de somente 27 minutos ao dia – menos de meia hora. Além disso, outros estudos sugerem que os benefícios podem ser visto mesmo com meditações menores, de 15 a 20 minutos ou até menos.

Porém, é importante que o iniciante aprenda a meditar da forma correta para colher tais benefícios.

Foi pensando nisso que Saulo Fong, autor do livro Meditação: A Arte de Viver o Presente, decidiu criar um Workshop gratuito e online onde ensina os primeiros passos para quem deseja incorporar os benefícios da meditação em sua vida.

Para se inscrever e participar gratuitamente, basta clicar no link abaixo e fazer seu cadastro:

>>> Inscrição: Workshop Como Meditar <<<

Curta e compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *