Prefeitura de SP realiza palestra sobre Meditação

O Departamento de Saúde do Servidor (DESS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), promoveu nesta terça-feira (19/03) a palestra “Prática de Meditação Como Cuidado de Saúde”.

O evento realizado na sede do departamento foi o primeiro do ciclo de palestras “Saúde, Bem Estar, Atitudes Positivas”, previsto para o ano de 2013. A palestra foi destinada aos servidores de todos os níveis da SEMPLA e contou com a presença de 35 participantes.

Com o objetivo principal de sensibilizar o indivíduo a lidar com situações estressantes do dia a dia e promover uma melhor qualidade de vida, os palestrantes destacaram a importância da prática de meditação como uma forma de terapia complementar com eficácia cientificamente comprovada no tratamento de hipertensão e distúrbios do sono.

De acordo com a palestrante Maria Aparecida Sandoval,a meditação auxilia no combate ao estresse. Assim como existem fatores determinantes de estresse, especialmente nas relações interpessoais e no contexto organizacional, há também estratégias de enfrentamento para essas situações. Sandoval lembrou que não existe uma receita pronta, mas por meio de mudanças positivas no comportamento, como uma postura mais resiliente e um melhor autoconhecimento, aliadas à prática corporal e boa alimentação, é possível modificar o cenário estressante do cotidiano.

Muitas vezes essa tensão e a velocidade do dia a dia acabam refletidas na mais importante tarefa a ser executada: A respiração. No segundo momento da palestra, a fonoaudióloga Ana Lucia Trentini demonstrou a relevância da respiração correta, que deve ser lenta, silenciosa e harmônica. As técnicas de respiração abdominal foram apresentadas como uma introdução à meditação, uma vez que a respiração serve como “âncora” para o controle do pensamento durante a prática de meditação, conforme apresentado por Eloisa Nina de Moraes.

Para a psicóloga Lenira Politano da Silveira, é importante desmistificar a ideia muito difundida a respeito da meditação ligada à religião. Segundo ela, a meditação é uma prática de saúde, não um rito de religião.

A pertinência e o interesse pelo tema da palestra impulsionou a criação de grupos abertos e regulares de meditação. A iniciativa do DESS tem o intuito de dar continuidade ao que foi aprendido durante a palestra e introduzir a prática de meditação a outros funcionários de SEMPLA. Os encontros de 30 minutos estão programados para uma vez por semana, com turmas pela manhã e à tarde.

Caso você realmente queira se iniciar na meditação é importante que aprenda da maneira correta e tenha um acompanhamento neste processo.

O Treinamento Como Meditar é um curso de meditação totalmente online onde você terá o acompanhamento de um especialista para responder suas dúvidas durante a prática.

Para conhecer este treinamento, acesse o link abaixo e assista o video de apresentação até o fim:

>>> TREINAMENTO COMO MEDITAR <<<

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...