Identificadas funções cerebrais que aliviam ansiedade durante a meditação

Meditação

MeditaçãoCientistas do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, identificaram as funções cerebrais envolvidas no alívio da ansiedade durante a meditação.

A pesquisa sugere que apenas alguns minutos de meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade normal todos os dias.

“Embora saibamos que a meditação pode reduzir a ansiedade, não havíamos identificado os mecanismos cerebrais específicos envolvidos em aliviar a ansiedade em indivíduos saudáveis. Neste estudo, pudemos ver que áreas do cérebro foram ativados e que foram desativados durante o alívio da ansiedade relacionada com a meditação“, afirma o principal autor da pesquisa Fadel Zeidan.

O estudo foi publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience.

A equipe recrutou 15 voluntários saudáveis com níveis normais de ansiedade diários para o estudo. Os participantes não tinham nenhuma experiência anterior de meditação ou transtornos de ansiedade.

Todos os voluntários participaram de quatro classes de 20 minutos para aprender uma técnica conhecida como meditação mindfulness. Nesta forma de meditação, as pessoas são ensinadas a se concentrar na respiração e nas sensações corporais e avaliar sem julgamentos, pensamentos e emoções que distraem.

Antes e após o treinamento de meditação, a atividade cerebral dos participantes do estudo foi examinada usando um tipo especial de ressonância magnética que é muito eficaz em processos cerebrais por imagem, como a meditação. Além disso, relatórios de ansiedade foram medidos antes e depois da digitalização do cérebro.

A maioria dos participantes do estudo relatou diminuição da ansiedade. Os pesquisadores descobriram que a meditação reduziu a ansiedade em tanto quanto 39%. “Isso mostrou que apenas alguns minutos de meditação mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade normal todos os dias”, afirma Zeidan.

O estudo revelou que o alívio da ansiedade relacionado com a meditação está associado com a ativação do córtex cingulado anterior e do córtex pré-frontal ventromedial, áreas do cérebro envolvidas com a função de nível executivo.

Durante a meditação, havia mais atividade no córtex pré-frontal ventromedial, a área do cérebro que controla a preocupação. Além disso, quando a atividade no córtex cingulado anterior aumentou, área que governa o pensamento e a emoção, a ansiedade diminuiu.

Caso você realmente queira se iniciar na meditação é importante que aprenda da maneira correta e tenha um acompanhamento neste processo.

Infelizmente, existem ainda muitos mitos, dogmas e misticismo que impedem as pessoas de aprender a meditar e assim aproveitar de todos seus benefícios.

É por isso que o especialista em Meditação Saulo Fong criou um Workshop Gratuito e Online acessível a qualquer pessoa que queira realmente aprender como meditar e assim superar a ansiedade.

Para assistir a primeira aula que já está liberada e aprender mais sobre Meditação inscreva-se no Workshop Como Meditar clicando no link abaixo:

>>> INSCRIÇÃO GRATUITA: WORKSHOP COMO MEDITAR <<<

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votes, average: 4,69 out of 5)
Loading...
Curta e compartilhe: